Política de privacidade da Chawork

Nós da Chawork temos um forte compromisso com a proteção da privacidade e dos dados pessoais. Por isso, apresentamos esta Política de Privacidade, que possui todas as informações necessárias sobre seus direitos e obrigações e explica como, por que e quando tratamos seus dados pessoais na Plataforma Chawork.

QUEM SOMOS?

A Chawork (CHAWORK TRATAMENTO DE DADOS NA INTERNET LTDA., inscrita no CNPJ sob o n. 30.002.237/0001-72) é a detentora da Plataforma de Recrutamento e Seleção intitulada Chawork (a “Plataforma Chawork” ou “Plataforma”) e atua como controladora ao tratar seus dados pessoais. Seus dados são coletados de acordo com esta Política de Privacidade e em conformidade com as legislações de proteção de dados relevantes, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”).

QUAIS DADOS SÃO COLETADOS?

A Chawork trata seus dados para permitir que você (i) participe de processo(s) seletivo(s) realizados por empresas que utilizam nossa plataforma e (ii) integre seu(s) banco(s) de talentos. Nunca coletamos dados pessoais desnecessários de você e não trataremos suas informações de quaisquer outras formas que não as especificadas nesta Política.

Dados de Cadastro. Para seu cadastro, solicitamos nome, cpf, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento, gênero, dados de formação acadêmica, histórico profissional e dados de saúde (se você é ou não pessoa com deficiência), respostas e resultados das análises comportamentais solicitadas. Se você quiser, pode inserir sua foto e informar o link do seu perfil do LinkedIn, Facebook e Youtube para complementar seu currículo.

Caso prefira, você também poderá importar alguns dos seus dados, como nome, e-mail e foto, diretamente de redes sociais, como Google, Linkedin, Indeed e Facebook. Essa opção somente ocorre caso você assim optar e todos os dados coletados dessa maneira são exibidos no momento da escolha, de acordo com as informações reconhecidas nos campos específicos.

A informação de que você é pessoa com deficiência, por ser um dado considerado sensível pela legislação, será tratada apenas com seu consentimento, que poderá ser retirado a qualquer tempo (como explicado abaixo no item “Quais são seus direitos relativos à privacidade dos seus dados?”).

Caso você se declare como uma pessoa com deficiência, as empresas recrutadoras poderão solicitar que você envie cópia do laudo médico pela plataforma, com a finalidade específica de validar a informação de que você  é uma pessoa com deficiência, garantindo, assim, que processos seletivos destinados a pessoas com deficiência sejam justos e que deles participem apenas pessoas que tenham alguma deficiência e permitindo que as empresas recrutadoras identifiquem rapidamente aplicações inadequadas.

Dados para Processo Seletivo. Para a realização do processo seletivo, a empresa recrutadora poderá solicitar (i) informações complementares que julgue necessárias para o processo; (ii) a gravação de um vídeo (para saber mais sobre essa etapa, consulte os Termos de Uso da Plataforma); e (iii) que você responda a testes, selecionados pela empresa recrutadora considerando as particularidades da vaga à qual você pretende se candidatar, como, por exemplo, testes de fatores comportamentais, de integridade, de conhecimento em português, inglês e raciocínio lógico.

Dados de navegação. Coletamos dados sobre a sua navegação na Plataforma, que podem envolver informações a respeito de seu dispositivo, dados de geolocalização, registros de acesso a aplicação de internet (como IP, data e hora), tempo de uso da plataforma, duração de acesso, cliques e termos buscados.

Dados para confirmação de identidade. Caso você entre em contato conosco por meio do nosso canal de suporte para solucionar as seguintes situações: (para alterar/corrigir dados de cadastro no seu perfil, será necessário que você confirme sua identidade. Para isso, você deverá enviar uma foto de seu documento de identificação (RG, CPF, certidão de nascimento, passaporte, CTPS ou outro documento oficial de identidade), para que possamos garantir que apenas você realize estas alterações no seu cadastro. A cópia do seu documento será excluída da nossa base de dados assim que o seu atendimento for finalizado ou, então, no prazo máximo de 72h.

COMO OS DADOS SÃO COLETADOS?

Os dados podem ser coletados das seguintes formas:

        1. Dados pessoais inseridos por você na Plataforma: para utilizar nossa Plataforma e se candidatar a um processo seletivo, é necessário realizar um cadastro, em que você deverá informar os Dados de Cadastro e os Dados para Processo Seletivo, conforme informado acima. Caberá somente a você o fornecimento deles à Chawork, mediante digitação manual e submissão própria.

        2. Empresas interessadas no seu perfil também podem utilizar alguns dados pessoais seus para convidá-lo, via e-mail, a se cadastrar na Plataforma Chawork e em uma de suas vagas.

SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Chawork trata dados pessoais de pessoas a partir de 14 anos, considerados adolescentes por lei, para a participação em processos seletivos de vagas de jovem aprendiz. Tais dados são tratados no exclusivo interesse do adolescente e após submissão própria.

Nesse tratamento, sempre será considerada a necessidade de proteção integral exigida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Constituição, tendo por objetivo a promoção do desenvolvimento físico, social, moral e psicológico do adolescente proporcionada pelo contrato de aprendizagem.

PARA QUE UTILIZAMOS OS DADOS PESSOAIS COLETADOS?

Nós levamos sua privacidade muito a sério e nunca venderemos seus dados.

Seus Dados de Cadastro e Dados para Processo Seletivo serão utilizados, com base no legítimo interesse da empresa recrutadora, para:

(i) Viabilizar a realização de processos seletivos pela empresa recrutadora e sua participação destes e para que você integre o banco de talentos dessas empresas;

(ii)  Permitir que as empresas recrutadoras convidem candidatos anteriormente inscritos em seus processos seletivos, estejam esses processos seletivos ainda em andamento ou não, a participarem de processos seletivos de outras posições abertas que combinem com seu perfil e habilidades, pensando sempre no benefício do candidato e em seu interesse de ser contratado;

(iii) Mapear seu perfil, potencial e conhecimentos por meio da realização de testes disponibilizados pela Chawork ou terceiros e combiná-lo com o perfil das empresas que possuem posição de trabalho disponível;

(iv) Entrar em contato com você, em razão do andamento do seu processo seletivo, para informá-lo sobre novas vagas que possam ser de seu interesse e para que você entre em contato com nosso suporte ou com a empresa recrutadora para sanar dúvidas a respeito do processo; e

(v) Permitir que as empresas cadastradas na chawork entrem diretamente em contato com você por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas (whatsapp, telegram, etc).

Dados de saúde são coletados apenas com objetivo de promover aproximação entre candidatos com deficiência e empresas que busquem profissionais com deficiência e tem como fundamento legal o seu consentimento, que poderá ser revogado a qualquer momento.

Quando a empresa recrutadora for uma instituição financeira ou uma seguradora, de acordo normas legais e regulamentações do Banco Central do Brasil e da Susep - Superintendência de Seguros Privados, seus dados poderão ser consultados para uma possível análise relacionada à práticas ilícitas tais como lavagem de dinheiro e terrorismo (Circular nº 3978 do BACEN e Circular nº 612/2020 da SUSEP).

Por fim, os dados de navegação são utilizados para:

(i) garantir a você uma experiência adequada ao seu perfil e analisar falhas e erros das nossas operações por meio da verificação dos nossos serviços, visando a melhorar nosso atendimento e nossas interações com você;

(ii) operacionalizar novos produtos e serviços, monitorar o funcionamento da plataforma, garantir a sua segurança, entender suas preferências e fazer melhorias; e

(iii) cumprir obrigações legais de manutenção de registros de conexões e acesso estabelecidas pelo Marco Civil da Internet  e obrigações legais e administrativas em casos de fraude ou ordem judicial.

NÃO TOLERAMOS DISCRIMINAÇÃO!

Na Chawork, candidatos(as) não são ilicitamente discriminados de nenhuma forma, independentemente dos dados pessoais que a plataforma colete ou utilize sobre eles. As decisões finais de contratação, no entanto, são feitas pela empresa recrutadora.

QUAIS SÃO AS BASES LEGAIS QUE JUSTIFICAM O TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?

A Chawork coleta e trata os seus dados com base em diferentes fundamentos previstos na LGPD, de acordo com a natureza dos dados pessoais fornecidos e do tipo de tratamento de dados envolvido. O principal fundamento utilizado é o legítimo interesse dos nossos clientes, as empresas recrutadoras, na realização de processos seletivos para preenchimento de posições de trabalho abertas. Em situações específicas, podemos fundamentar o tratamento de dados no cumprimento de obrigações legais e regulatórias e no exercício regular de direitos. Para qualquer finalidade em que o seu consentimento deva ser coletado nos termos da lei, o tratamento dos dados depende da sua manifestação livre e inequívoca.

QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS RELATIVOS À PRIVACIDADE DOS SEUS DADOS?

Aqui na Chawork seus direitos são levados a sério! Seus principais direitos sob  a legislação de proteção de dados são:

        1. direito de confirmação de existência de tratamento: você pode solicitar que a Chawork confirme se realiza tratamento de seus dados pessoais enviando um e-mail para: privacidade@chawork.com.br

        2. direito de acesso: você pode ter acesso a todos seus dados tratados pela Chawork, entrando em seu perfil e verificando os Dados de Cadastro ou acessando processos seletivos nos quais você se inscreveu e verificando os Dados para Processo Seletivo. Caso tenha qualquer dificuldade ou deseje obter informações adicionais, envie um e-mail para: privacidade@chawork.com.br

        3. direito de correção de dados incompletos, incorretos ou desatualizados: se verificar que seus dados estão incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode fazer a correção deles diretamente em seu perfil ou na inscrição do processo seletivo ou, se tiver dificuldade, envie um e-mail para: privacidade@chawork.com.br

        4. direito de oposição do tratamento ou solicitação de exclusão da sua conta: você poderá opor-se ao uso dos seus dados, ao solicitar a exclusão da sua conta na Plataforma Chawork -- o que pode ser feito acessando seu perfil e clicando no botão “Excluir conta”. Nesse caso, o processo de exclusão da sua conta será realizado em 7 dias corridos, período no qual você não poderá criar uma nova conta, a fim de evitar fraudes. Além disso, alguns dados seus poderão ser mantidos para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias da Chawork e para defesa de direitos da Chawork e de seus clientes em eventuais demandas judiciais;

        5. direito de petição: você tem direito de apresentar uma reclamação com relação ao uso dos seus dados perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades que não tenham sido sanadas pelo nosso time de suporte, você pode entrar em contato com a responsável pela nossa área de Proteção de Dados, Liliane Fernandes Antonio pelo e-mail privacidade@chawork.com.br.

COM QUEM COMPARTILHAMOS OS DADOS COLETADOS?

Seus dados serão compartilhados apenas com aqueles que precisam recebê-los para viabilizar sua participação no processo seletivo - isto é, com as empresas que estão conduzindo tal processo. Além da empresa recrutadora, também controladora de dados pessoais, que sempre receberá seus dados, podem conduzir o processo de recrutamento consultorias de RH ou de gestão de pessoas, que podem (i) abrir um processo seletivo em nome da empresa recrutadora; ou (ii) gerenciar um processo seletivo aberto pela própria empresa recrutadora. Tais empresas poderão se comunicar diretamente com você para a condução do processo seletivo, para convidá-lo a se inscrever em outras vagas e para temas relacionados.

Também poderão receber suas informações pessoais prestadores de serviços (chamados de operadores pela legislação) que contratamos para nos ajudar a exercer nossas atividades, quais sejam:

Tais prestadores foram selecionados cuidadosamente, possuem estritos acordos de confidencialidade e obrigações relacionadas à proteção dos seus dados e poderão tratar seus dados apenas e tão somente para os fins de prestar o serviço contratado pela Chawork.

Os compartilhamentos mencionados acima podem fazer com que seus dados sejam transferidos para outro país, caso uma dessas empresas esteja localizada fora do Brasil, o que é detalhado abaixo no item “Transferência Internacional de Dados".

Outras demandas legais específicas podem levar ao compartilhamento de dados pessoais, inclusive para eventual defesa dos nossos direitos e interesses em quaisquer tipos de conflitos ou para o atendimento de determinações de autoridades competentes.

MEDIDAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Atuamos no sentido de implementar medidas de segurança que protejam nossos sistemas e bases de dados com as melhores tecnologias disponíveis no mercado. Dentre as medidas de segurança que adotamos, estão a utilização de  antivírus, a criptografia dos dados, a anonimização de dados pessoais, o controle de acesso de informações, a utilização de firewalls e a implementação de política interna de segurança da informação, arquitetura da solução de software com prevenção a invasão e utilização de HTTPS.

No entanto, apesar de nossos esforços, considerando a natureza e arquitetura da internet, o que inclui elementos que não estão sob nosso controle, é impossível garantir que agentes mal-intencionados não conseguirão ter acesso ou fazer uso indevido de dados pessoais, pois se trata de um risco inerente à utilização de sistemas informatizados.

ONDE SEUS DADOS SÃO ARMAZENADOS?

Seus dados são armazenados em nuvem pela empresa Amazon Web Services, cujo servidor está localizado no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, o que exigirá transferência e/ou processamento destes dados fora do Brasil. A Amazon mantém medidas de segurança técnica e organizacional em estrutura e certificações de garantia de segurança reconhecidas mundialmente, incluindo ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27017, ISO/IEC 27018, PCI DSS Level 1 e SOC 1, 2 e 3.

POR QUANTO TEMPO MANTEREMOS SEUS DADOS?

A Chawork apenas armazena seus dados pessoais pelo tempo necessário ao cumprimento das finalidades para os quais eles foram coletados.

Tendo em vista que, ao se candidatar a um processo seletivo, você passa a integrar o banco de talentos da empresa recrutadora, seus dados pessoais serão mantidos mesmo após a finalização do processo seletivo. A qualquer tempo, você poderá solicitar sua exclusão, conforme indicado no item acima.

Caso você não solicite a exclusão, mas sua conta permaneça inativa pelo período de 5 (cinco) anos, o questionaremos sobre seu interesse em manter seus dados na Plataforma.

Importante! O tratamento de dados pessoais é condição essencial para que você possa participar dos processos seletivos para os quais se candidatou. Caso você solicite a exclusão de seus dados pessoais, perderá, imediatamente, o acesso aos serviços de nossa Plataforma e ficará impedido, por motivos de segurança, de realizar novo cadastro por um período de 7 dias. Essa medida é necessária para evitar fraudes nos processos de seleção e recrutamento, bem como, impedir a duplicidade de cadastros de um candidato.

Mesmo após a exclusão, alguns de seus dados podem ser mantidos, em bases de dados localizadas fora da Plataforma da Chawork e protegidas pelas medidas de segurança adequadas, para fins de cumprimento de obrigações legais ou regulatórias ou para resguardar direitos da Chawork ou terceiros, inclusive considerando eventuais disputas judiciais nas quais o uso de tais dados venha a ser necessário.

Se sentir qualquer dificuldade em exercer seus direitos previstos nesta Política de Privacidade, entre em contato com o nosso departamento de Proteção de Dados via e-mail: privacidade@chawork.com.br. Será um prazer ajudar!

Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações a qualquer tempo, sendo que tais alterações serão publicadas em nossos serviços e podem ser verificadas sempre que você quiser. Desta forma, recomendamos visitar periodicamente esta página para que tenha conhecimento sobre as modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que necessitem de novas autorizações da sua parte, entraremos em contato com você via e-mail.

Atualizada pela última vez em 22 de julho de 2021.